Aconselhamento de Carreira

As mudanças constantes no mundo do trabalho e as suas implicações na relação pessoa-carreira obrigam a uma adaptação a novos percursos de carreira, formas mais flexíveis de trabalho e desenvolvimento permanente de novas competências e conhecimentos. Neste cenário as escolhas profissionais assumem um papel cada vez mais importante, quer para o nosso sucesso profissional, quer para a nossa realização pessoal.

Os serviços de aconselhamento de carreira prestados por um Psicólogo proporcionam uma ajuda especializada na construção, implementação e mudança de projectos de vida e vocacionais, em que o cliente aumenta o conhecimento de si próprio (das suas capacidades e dificuldades) explora oportunidades de carreira, optimiza decisões e recursos pessoais e estabelece objectivos de vida.

Um Psicólogo pode ajudar a fazer um planeamento consciente e adaptativo da carreira, a explorar alternativas de carreira que melhor se coadunem com as características, realidades e prioridades pessoais, tendo em conta um conhecimento aprofundado do mundo de trabalho. Um Psicólogo também pode ajudar em momentos complexos de transições na carreira, como o ingresso no mundo do trabalho, a mudança de emprego, a perda de emprego ou a reforma.

O aconselhamento de carreira é útil para jovens e adultos, em diferentes fases de desenvolvimento da carreira, por isso destina-se a estudantes, empregados, desempregados ou reformados.