Coaching

O Coaching consiste em promover as capacidades e o potencial das pessoas, maximizando o seu desempenho e facilitando a aprendizagem e o desenvolvimento de novas competências, que permitam melhorar as experiências de vida, o desempenho profissional e o bem-estar das pessoas, grupos ou organizações.

O processo de Coaching inicia-se pela definição dos objectivos que o cliente (Coachee) quer atingir – em áreas tão diversas como a gestão do tempo, a carreira, o desempenho em actividades desportivas, o relacionamento com os outros, a comunicação ou a liderança, por exemplo.

As questões ou temas que surgem num processo de Coaching podem ser de origem pessoal, profissional ou outra. Por exemplo, o Coaching aplica-se a pessoas que querem impulsionar o seu crescimento profissional mas não sabem por onde começar; estão num momento de mudança pessoal e não sabem que rumo seguir; sentem-se bloqueadas nas suas relações ou no seu emprego; ou querem desenvolver mais as suas competências de liderança.

Um Psicólogo que é Coach ajuda o Coachee a organizar as suas ideias transformando-as em objectivos definidos e estratégias para os alcançar, possibilizando assim a concretização dos seus sonhos e desejos. Ao longo do processo encoraja, apoia, mantém a motivação e acompanha o plano de acção do seu Coachee, incentivando o seu crescimento, desenvolvimento de capacidades e a melhoria do seu desempenho profissional e pessoal, assim como da sua qualidade de vida.

O Coaching é focado em planos de acção relativos ao presente e ao futuro, recorrendo a metodologias de questionamento, descoberta e reflexão pessoal. Um Psicólogo que é Coach procura maximizar os resultados do Coachee optimizando os seus recursos pessoais, técnicos e emocionais. O propósito último é o desenvolvimento, a melhoria contínua, o sucesso e auto-realização do Coachee.