Desenvolvimento Pessoal

O Desenvolvimento Pessoal consiste na procura do crescimento, do aperfeiçoamento e do domínio das capacidades e competências que nos podem ajudar a ser o melhor que pudermos, a atingir todo o nosso potencial enquanto pessoas.

Todos nós gostaríamos de viver plenamente a nossa vida, de sermos produtivos e felizes. Podemos desejar mudar e ser melhores em diferentes áreas da nossa vida: na saúde (perder peso ou deixar de fumar), na carreira e no trabalho (mudar de emprego ou melhorar a nossa produtividade), na educação (atingir determinados resultados escolares ou completar uma formação) ou nas relações de amizade e familiares (fazer novos amigos ou reduzir conflitos com familiares).

No entanto, nem sempre é fácil saber por onde começar. Existem tantas formas e estratégias para o conseguir que às vezes é difícil escolher as mais indicadas para nós. O Desenvolvimento Pessoal é um processo, através do qual um Psicólogo nos pode guiar, em que avaliamos as competências e qualidades que possuímos e definimos os nossos objectivos para a nossa vida de modo a realizarmos e maximizarmos o nosso potencial.

Um Psicólogo pode ajudar-nos a conhecermo-nos e a compreendermo-nos melhor, a viver a nossa vida de forma mais consciente e responsável, a atingir a auto-realização e a satisfação pessoal. As actividades de desenvolvimento pessoal podem incluir: aumentar o autoconhecimento, construir ou renovar a nossa identidade e auto-estima, potenciar os nossos pontos fortes ou talentos, melhorar as nossas competências sociais ou o nosso estilo de vida, gerir melhor o nosso tempo, desenvolver a nossa motivação e produtividade, melhorar a nossa capacidade de persuasão ou liderança.

Um processo de Desenvolvimento Pessoal pode ajudar-nos a mudar a nossa atitude perante os nossos objectivos pessoais, educativos ou de desenvolvimento de carreira; a identificar o que precisamos de fazer para mudar o que precisa de ser mudado; a reconhecer novas oportunidades para aprender; a criar estratégias de melhoria contínua; a avaliar o nosso progresso nas metas e objectivos a que nos propomos; a mudar de estratégias quando estas não estão a funcionar e a ganhar mais autoconsciência.

Com a ajuda de um Psicólogo, um processo de Desenvolvimento Pessoal também nos pode ajudar a aumentar o nosso bem-estar psicológico – a sentirmo-nos confiantes em nós próprios, a construir e manter relações positivas com os outros e a contribuir para a comunidade em que vivemos, a lidar com os stresses da vida quotidiana, sobretudo em tempos de crise e incerteza.