Estigma
Embora os problemas de saúde mental sejam muito comuns, afectando 1 em cada 5 portugueses, ainda existe estigma e discriminação das pessoas que sofrem com eles.
O estigma da doença mental pode fazer quem tem um problema de saúde mental sentir-se envergonhado, culpado, sem esperança e ansioso. Pode fazer com que a pessoa queira esconder os sintomas do seu problema e isolar-se dos outros, sentindo-se excluído e só. Muitas vezes o estigma piora a doença e leva a que a pessoa não procure ajuda.
Quando recebemos um diagnóstico para o nosso problema podemos sentir-nos muito aliviados porque finalmente podemos dar um nome a algo errado que se estava a passar connosco. No entanto, se esse diagnóstico se torna a causa de estigma, pode ser muito prejudicial. Por exemplo, uma pessoa com um diagnóstico de Esquizofrenia pode passar a ser vista pelos outros como “a esquizofrénica”. Independentemente dos outros papéis que desempenhamos – pais, estudantes, profissionais – esse diagnóstico pode passar a definir “quem somos”.
Um diagnóstico de perturbação mental não tem de moldar toda a nossa vida e pode ser uma parte menor da nossa identidade e da nossa história. Existem tratamentos eficazes para as perturbações mentais. As pessoas com um problema de saúde mental podem e recuperam desse problema.
O que podemos fazer para ajudar alguém com um problema de saúde mental? Se um amigo nos falasse sobre um problema de saúde física o mais provável era que lhe mostrássemos preocupação e empatia, oferecêssemos apoio e ajuda, e lhe disséssemos que confiávamos que melhoraria com o tratamento adequado. Comportarmo-nos exactamente da mesma forma se alguém nos disser que tem um problema de saúde mental pode ser uma grande ajuda. Não devemos fugir do assunto só porque nos faz sentir constrangidos, mas fazer perguntas, partilhar ideias e perguntar em que podemos ajudar, lembrando que a perturbação mental pode ser tratada.
As atitudes positivas e a esperança dos familiares, dos amigos, dos empregadores e de todos os membros da sociedade face a uma pessoa com um problema de saúde mental são fundamentais para apoiar a recuperação dessa pessoa e assegurar a sua qualidade de vida.
Se tem um problema de saúde mental ou conhece alguém com um problema de saúde mental, fale sobre isso abertamente e PARTILHE COM UM AMIGO.
Se tem um problema de saúde mental ou conhece alguém com um problema de saúde mental, procure ajuda e ENCONTRE UMA SAÍDA.