Optimização de Performance

A Psicologia da Performance procura compreender os factores (psicológicos, físicos, técnicos e tácticos) que contribuem para (ou nos impedem de) melhorar o nosso desempenho. Aplica-se sobretudo às competências psicológicas e ao conhecimento necessário para facilitar o desempenho máximo, não apenas uma vez, mas sempre, sobretudo em condições de grande pressão, nomeadamente nas áreas do desporto, militares, do negócio ou das artes cénicas.

A Optimização da Performance dirige-se sobretudo àqueles que querem ser os melhores na sua área (por exemplo, ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos) e aproveitar o máximo do seu potencial, embora também possa ser útil para quem quer melhorar a sua eficácia nas suas tarefas do dia-a-dia (por exemplo, gerir com sucesso uma empresa).

Um Psicólogo que realize actividades de optimização da performance vai ajudá-lo a melhorar qualitativamente e quantitativamente os seus resultados, a ser mais eficaz, a ultrapassar os problemas que se colocam ao seu melhor desempenho, a identificar as suas características mais fortes e a manter-se focado nas suas metas. O objectivo é tornar-se a melhor versão de si próprio possível, a mais competente e capaz.

Um Psicólogo pode ajudá-lo a desenvolver a sua resistência mental, a concentração, a confiança, a motivação e o compromisso com objectivos; a diminuir a ansiedade, o medo de falhar e os bloqueios. Aprenderá a lidar com a pressão e a criar rotinas de desempenho.