Os Psicólogos e Psicólogas fazem um trabalho muito diversificado. Como o seu âmbito de actuação é muito alargado, estendendo-se a todos os contextos e comportamentos humanos, a sua lista de actividades é interminável. Onde há pessoas, os Psicólogos e Psicólogas podem contribuir com conhecimento especializado.
Os Psicólogos e Psicólogas usam estratégias baseadas na evidência científica disponível, personalizando-as para responder a cada pessoa, contexto, questão ou desafio. Aplicam as suas competências e experiência num amplo conjunto de áreas, como a saúde e o bem-estar, a educação e a formação, o trabalho e os assuntos sociais, a justiça e o ambiente, as políticas públicas e as tecnologias emergentes.
Podem encontrar-se Psicólogos e Psicólogas nos mais distintos contextos, tais como clínicas e hospitais, escolas e universidades, lares e centros de reabilitação, empresas e instituições sociais, prisões ou organismos governamentais.
Para exercer Psicologia, em Portugal, é obrigatório estar inscrito na Ordem dos Psicólogos Portugueses e possuir cédula profissional. A Ordem dos Psicólogos Portugueses disponibiliza no seu site um directório, através do qual se pode confirmar a inscrição do Psicólogo ou Psicóloga na Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Podemos procurar a ajuda de um Psicólogo ou Psicóloga por diversas razões e em diferentes momentos da nossa vida. Não precisamos de esperar por situações de crise ou por estarmos desesperados para pedir ajuda – pelo contrário, quanto mais cedo procurarmos ajuda, melhor e mais eficaz será a solução das nossas dificuldades e problemas.
Um Psicólogo ou Psicóloga pode ajudar qualquer pessoa: um executivo de uma grande empresa, estudantes ou pessoas em situação de desemprego; crianças, adolescentes, adultos ou pessoas mais velhas; pessoas saudáveis ou que sofram de uma doença incapacitante ou até terminal; homens e mulheres de qualquer etnia ou religião.
Embora procurar ajuda seja um passo importante para melhorar ou manter a nossa Saúde Psicológica e Bem-Estar, pode levar algum tempo e ser particularmente difícil quando não nos sentimos bem. Pode ser difícil saber por onde começar ou a quem nos dirigirmos. É também natural que tenhamos dúvidas sobre se precisamos realmente de procurar ajuda.
1) Antes de escolher um Psicólogo ou Psicóloga, procure referências credíveis sobre a sua competência. Por exemplo, peça uma indicação a um profissional de saúde. Solicite o número da cédula profissional e verifique se o Psicólogo ou Psicóloga consta no directório do site da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
2) Os Psicólogos e Psicólogas possuem diferentes especialidades, procure informar-se qual é a Especialidade do Psicólogo ou Psicóloga que escolheu e se é a mais adequada à sua situação.
3) Sempre que a intervenção psicológica ocorrer à distância, o Psicólogo ou Psicóloga deve solicitar o preenchimento de um Consentimento Informado, que inclua informação detalhada sobre o registo e manipulação da informação obtida, explicitação de aspectos relacionados com a tecnologia, clarificação da importância de o cliente estar num espaço privado assegurando não ser interrompido, bem como as condições de facturação dos serviços prestados e meios de pagamento, quando aplicável.
4) Suspeite de “Terapias” sobre as quais não existe muita informação (o que são, como funcionam e que eficácia têm). Os Psicólogos e Psicólogas recorrem exclusivamente a intervenções reconhecidas pela Ciência Psicológica e, portanto, só aplicam procedimentos e técnicas baseadas na investigação e evidências científicas sólidas, que garantem a sua segurança e eficácia. Os serviços psicológicos que não cumpram estes princípios ou que sejam prestados por profissionais não qualificados podem colocar uma ameaça à saúde pública, assim como ao bem-estar dos cidadãos e cidadãs.
5) Em qualquer circunstância, os Psicólogos e Psicólogas são obrigados a cumprir o seu Código Deontológico e a garantir a prestação de serviços de qualidade.
Deverá consultar um Psicólogo ou Psicóloga que aplique o modelo mais eficaz para o seu problema e com quem se sinta confortável. Pode consultar, junto de sociedades científicas, quais os técnicos e modelos mais adequados à sua dificuldade, problema ou questão. O Psicólogo ou Psicóloga que procurar, de acordo com o seu Código Deontológico, abster-se-á de intervir no caso de considerar não ter a preparação adequada para a situação, encaminhando-o para outro profissional.
Se já procurou ajuda e não resultou, tente novamente. Irá encontrar alguém com quem se identifique e se sinta apoiado. Existem na Psicologia diferentes abordagens, com eficácia comprovada, que podem funcionar connosco ou fazer-nos mais sentido.
Pode, e deve, recorrer à Ordem dos Psicólogos Portugueses, dado ser esta é a instituição que regula a profissão em Portugal. Como tal, a Ordem dos Psicólogos Portugueses está habilitada a esclarecer questões de ética e deontologia, através do Código Deontológico em vigor, e a investigar sobre as práticas e/ou exercer, sempre que se justifique, o poder disciplinar sobre os profissionais inscritos, de acordo com o Regulamento Disciplinar em vigor.
A Psicologia é um campo do conhecimento muito diversificado, com uma enorme variedade de áreas e âmbitos de especialização. Por isso, os Psicólogos escolhem, frequentemente, especializar-se em determinados subcampos de intervenção dentro da ciência psicológica.
Um Psicólogo Especialista, para além da formação geral em Ciência Psicológica, é um profissional com formação e experiência especializadas, em determinada área da Psicologia, com supervisão e outras actividades relevantes (tais como comunicações em eventos científicos, publicações em revistas científicas e orientações de estágios).
A atribuição do título de Psicólogo Especialista é um reconhecimento dos conhecimentos e competências numa determinada área de intervenção psicológica. Desta forma, a Especialidade funciona como uma garantia de que determinado Psicólogo tem formação e experiência numa área particular da prática psicológica.
Todos os Psicólogos Especialistas são, em primeiro lugar, Psicólogos – Membros Efectivos da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que cumprem padrões elevados de formação, experiência prática supervisionada, conduta ética e desenvolvimento profissional contínuo. A diferença é que, para além da formação e experiência geral em Psicologia, têm também formação e experiência, especializadas, nalguma área particular da Psicologia.
Um Psicólogo Especialista dedica-se em profundidade, através do estudo e da prática profissional, a uma área particular da Psicologia e, por isso, está naturalmente mais vocacionado para fornecer respostas especializadas nessa área. No entanto, é preciso notar que ao contrário da inscrição como Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – que constitui um imperativo legal para praticar Psicologia em Portugal – o título de Especialista não é obrigatório.
Os Psicólogos podem ou não escolher ver reconhecidos os seus conhecimentos e competências em determinada área da intervenção psicológica. Seja qual for o Psicólogo, com ou sem Especialidade, deve esperar a mesma qualidade da intervenção psicológica, o mesmo cumprimento do Código Deontológico e padrões de excelência profissional.
Os psicólogos especialistas enquadram-se em três grandes áreas de Especialidade.
Para além de realizarem acções de prevenção dos problemas de Saúde Mental e Psicológica e promoção do bem-estar, comportamentos e estilos de vida saudáveis, os Psicólogos Especialistas em Psicologia Clínica e da Saúde possuem competências para prestar serviços de consultadoria a outros profissionais e entidades, no que diz respeito ao comportamento humano e aos problemas de Saúde Mental e Psicológica. Podem estar envolvidos no desenvolvimento e implementação de programas, políticas públicas e outras actividades promotoras da Saúde Mental e Psicológica.
Os Psicólogos Especialistas em Psicologia Clínica e da Saúde podem ainda realizar acções de formação, educação e sensibilização para a Saúde, assim como investigação, no sentido de expandir o conhecimento e as metodologias de intervenção na área da Saúde que possam fundamentar a construção de políticas, práticas e serviços de Saúde mais eficazes.
É frequente trabalharem em contextos de Saúde (por exemplo, hospitais, centros de saúde, clínicas privadas), mas também em escolas, instituições sociais, prisões ou empresas.
Realizam acções de intervenção universal, selectiva e focalizada, e indicada, intensiva e especializada, que incluem actividades de prevenção (por exemplo, do bullying, violência, gravidez precoce ou abuso de substâncias) e de promoção do bem-estar, do desenvolvimento e comportamentos saudáveis, de competências sócio emocionais e de ambientes de aprendizagem positivos, seguros, equitativos e inclusivos, procurando garantir que todos têm acesso a serviços educativos e psicológicos responsivos às suas necessidades, e de qualidade.
Os Psicólogos Especialistas em Psicologia da Educação possuem competências para realizar avaliação, diagnóstico, intervenção e monitorização psicológica e psicopedagógica, desenvolvimento vocacional e de carreira, assim como para prestar serviços de consultadoria psicológica colaborativa a outros profissionais (nomeadamente agentes educativos) e entidades, no que diz respeito aos processos de desenvolvimento e aprendizagem, políticas e práticas educativas. Podem também prestar apoio psicológico e aconselhamento e facilitar os diferentes momentos de transição ao longo do percurso académico e profissional, promover a adaptação ao ambiente escolar, a construção de projectos de vida e o sucesso educativo.
Os Psicólogos Especialistas em Psicologia da Educação podem ainda realizar acções de formação, educação e sensibilização para os comportamentos saudáveis, assim como investigação, no sentido de expandir o conhecimento e as metodologias de intervenção na área da Educação que possam contribuir para a mudança de comportamentos e para o desenvolvimento de sistemas de educação integrados e inclusivos.
É frequente trabalharem em contextos escolares e de formação (por exemplo, Escolas Públicas e Privadas, Centros de Apoio Educativo ou Centros de Reconhecimento e Validação de Conhecimentos e Competências), mas também em Gabinetes de Inserção Profissional, Instituições Particulares de Solidariedade Social, instituições de Saúde, lares, prisões e centros de reabilitação, intervindo junto dos diversos agentes educativos da comunidade.
Os Psicólogos Especialistas em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações estudam o comportamento humano em contexto laboral e nas organizações. Preocupam-se em melhorar o funcionamento das organizações e a sua produtividade, a motivação e a satisfação dos colaboradores. Estão preparados para avaliar, analisar e intervir, entre outros, no desenvolvimento e cultura organizacional, na gestão da carreira/talento e na qualidade da vida laboral, no desenho e implementação de programas de formação e Coaching, nos padrões de desempenho individual e organizacional, nos riscos psicossociais no trabalho, nos processos de recrutamento e selecção e nos comportamentos do consumidor.
Realizam acções de prevenção (por exemplo, do stresse laboral e do burnout) e de promoção do bem-estar e da Saúde Ocupacional, apoiando as organizações e os seus colaboradores na criação de Locais de Trabalho Saudáveis e seguros, que permitam atingir um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal/familiar.
Os Psicólogos Especialistas em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações intervêm num conjunto diversificado de serviços e problemáticas sociais que afectam negativamente o bem-estar psicológico e social da população, incluindo o apoio à família, infância e juventude; a protecção de menores, o abuso sexual ou a violência doméstica; o abuso de substâncias e a Saúde Psicológica; o apoio a idosos nos processos de envelhecimento e demência; as situações de incapacidade, desemprego ou imigração. Estão preparados para intervir sobre questões sociais complexas, multifacetadas e dinâmicas, para as solucionar e, dessa forma, melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da população, tal como prevenir situações de risco e exclusão social.
Realizam acções de avaliação psicológica e psicossocial, assim como do impacto de projectos comunitários e fenómenos ambientais. Possuem competências para prestar serviços de consultadoria a outros profissionais e entidades, no que diz respeito à organização do trabalho, à implementação de sistemas de gestão do desempenho, às estratégias de liderança, aos processos de mudança organizacional e ao planeamento e implementação de políticas e projectos sociais.
Trabalham, individualmente ou em grupo, sobretudo com jovens e adultos (colaboradores, supervisores, gestores, líderes), em contextos laborais, que incluem empresas do sector público e privado, instituições sociais e comunitárias (nomeadamente projectos dirigidos a grupos vulneráveis ou em risco), instituições académicas ou de Saúde.
Os Psicólogos Especialistas em Coaching Psicológico têm como objectivo promover o potencial máximo de cada um, maximizando o seu desempenho e facilitando a aprendizagem e o desenvolvimento de competências conforme as necessidades. Focam-se na melhoria da experiência de vida, no desempenho profissional e o no bem-estar dos indivíduos, grupos ou organizações.
Realizam acções de prevenção dos Riscos Psicossociais (nomeadamente gestão do stresse laboral) e promoção da Saúde Ocupacional, trabalhando frequentemente com temas relacionados com a liderança, gestão do conflito, gestão dos relacionamentos interpessoais e desenvolvimento do controlo emocional.
Realizam acções e implementam medidas de apoio integrado que têm como objectivo promover os recursos e o desenvolvimento das crianças nos seus primeiros anos de vida, através da capacitação da família para providenciar à criança as experiências mais responsivas e ricas possíveis, nos seus contextos naturais de vida.
Os Psicólogos Especialistas em Necessidades Educativas Especiais têm como objectivo intervir no processo de ensino e aprendizagem, na avaliação e adaptações curriculares, na orientação vocacional e profissional, no desenvolvimento de competências cognitivas/sociais/académicas/profissionais, assim como na integração pessoal e social das crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais.
Para além da intervenção directa com as crianças e jovens, realizam também acções de consultadoria e coordenação, colaborando com Pais, Professores e Instituições Educativas no desenvolvimento de respostas específicas e diferenciadas, e na promoção do potencial máximo destas crianças e jovens.
Os Psicólogos Especialistas em Neuropsicologia dedicam-se a compreender as relações entre o funcionamento do cérebro e o nosso comportamento, aplicando esse conhecimento a problemas e alterações neuropsicológicas .
Realizam acções de avaliação, diagnóstico, tratamento e reabilitação de crianças, jovens, adultos e idosos, procurando responder aos efeitos cognitivos, emocionais e comportamentais específicos dos problemas neuropsicológicos em áreas como a memória, a aprendizagem, a atenção, a linguagem, a leitura, a resolução de problemas e a tomada de decisões.
Os Psicólogos Especialistas em Psicogerontologia procuram compreender e intervir nos processos psicológicos de envelhecimento, ajudando os indivíduos a manter a qualidade de vida, a autonomia, o bem-estar (físico, emocional e social) e o seu potencial durante todo o ciclo de vida.
Desenvolvem programas de prevenção (por exemplo, do isolamento, exclusão social, da Demência ou dos problemas de Saúde Mental e Psicológica na velhice, como a Depressão ou a Ansiedade). E de promoção do envelhecimento activo e da estimulação cognitiva e/ou socioemocional, que permitam a cada pessoa adoptar estilos de vida activos e saudáveis, optimizar as suas capacidades e atingir o seu potencial máximo.
Participam ainda no desenho e implementação de sistemas individuais e comunitários de gestão e monitorização da Saúde que permitam prevenir e tratar a dor e a doença, tal como nos cuidados paliativos, continuados e de fim da vida.
Os Psicólogos Especialistas em Psicologia Comunitária têm como objectivo analisar e intervir sobre problemas e questões sociais complexas, multifacetadas e dinâmicas, contribuindo para as solucionar e, dessa forma, promover as competências e os recursos de adaptação das populações, melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar, assim como prevenir situações de risco, vulnerabilidade, discriminação e exclusão social.
Realizam acções que incluem, entre outras, o apoio à família, infância e juventude; a protecção de menores, o abuso sexual ou a violência doméstica; o abuso de substâncias e a Saúde mental; o apoio a idosos nos processos de envelhecimento e demência; as situações de incapacidade, desemprego ou imigração.
Os Psicólogos Especialistas em Psicologia da Justiça têm como objectivo prestar serviços de intervenção psicológica dentro dos sistemas judicial e legal, de modo preventivo, promocional e remediativo, tendo como finalidade última a protecção da sociedade e a defesa dos direitos dos cidadãos.
Realizam acções de avaliação e perícia psicológica (por exemplo, do estado mental ou do risco forense), intervenção (junto de vítimas de violência ou de crimes, de agressores ou autores de factos delituosos ou criminais, de crianças e jovens em risco e em perigo e de grupos em situação de marginalidade e exclusão social), assessoria (aos tribunais, tribunais de família e forças policiais), mediação e resolução de conflitos, e prevenção de problemas de Saúde Mental e do comportamento nos estabelecimentos prisionais e promoção da reinserção social.
Trabalham com todos aqueles que possam estar envolvidos com o sistema judicial, quer em contexto civil (por exemplo, em situações de litígio, regulação do exercício das responsabilidades parentais ou requerimento de uma avaliação de incapacidade), quer por motivos criminais (por exemplo, indivíduos que alegam inimputabilidade ou reclusos em processo de reintegração na sociedade).
Os Psicólogos Especialistas em Psicologia da Saúde Ocupacional têm como objectivo melhorar o desempenho, a satisfação e a produtividade laborais, assim como zelar pelo bem-estar (físico e mental) e a segurança dos recursos humanos das organizações.
Realizam acções de avaliação, prevenção e intervenção nos Riscos Psicossociais (por exemplo, stresse no trabalho ou horários de trabalho excessivos) e de promoção da Saúde Ocupacional (por exemplo, envolvimento dos colaboradores na organização, desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional), que permitam construir Locais de Trabalho Saudáveis.
Os Psicólogos Especialistas em Psicologia do Desporto procuram compreender os aspectos psicológicos que contribuem para um desempenho desportivo de excelência e para o bem-estar e qualidade de vida dos atletas, treinadores e restantes agentes desportivos.
Realizam acções de avaliação psicológica, prevenção e promoção da Saúde Mental e Psicológica a nível individual, grupal e organizacional com o objectivo geral de melhorar o rendimento, o desenvolvimento pessoal e social, o bem-estar e as competências psicológicas relevantes para o sucesso no contexto desportivo e na prática de exercício (por exemplo, gestão da ansiedade e do stresse, preparação mental e concentração, trabalho em equipa, liderança ou resolução de conflitos), assim como a recuperação de lesões.
Os Psicólogos Especialistas em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira promovem e participam na organização e implementação dos processos de desenvolvimento vocacional e de carreira.
Junto de crianças, jovens ou adultos realizam acções de desenvolvimento de competências de autoconhecimento (incluindo a realização de testes psicotécnicos) e clarificação dos projectos pessoais, vocacionais e profissionais; disponibilizam informação e ajudam os indivíduos nos processos de exploração activa e tomada de decisão perante diferentes oportunidades educativas e/ou profissionais.
Intervêm em vários momentos do percurso de vida: escolhas iniciais educativas (por exemplo, escolha das áreas ou cursos no final do 9º e 12º ano) e de carreira, desemprego ou reconversão profissional, construção de planos de carreira, (re)inserção na vida activa, reforma.
Os Psicólogos Especialistas em Psicoterapia têm formação, treino e experiência profissional acrescidas na área do comportamento humano. Realizam acções de avaliação da Saúde Mental e Psicológica, diagnóstico, tratamento e mudança comportamental. Os Psicólogos Especialistas em Psicoterapia trabalham em conjunto com os clientes no sentido de compreenderem e alterarem os seus pensamentos, sentimentos, atitudes e comportamentos, para desenvolverem estratégias e adoptarem comportamentos mais adaptativos, saudáveis e eficazes.
A Psicoterapia é um esforço colaborativo entre o Psicólogo Especialista e a pessoa que o procura – criança, adolescente, adulto ou idoso. O Psicólogo Especialista em Psicoterapia pode oferecer ajuda num amplo conjunto de dificuldades (por exemplo, luto, divórcio, doença crónica) e problemas de Saúde Mental e Psicológica (por exemplo, Depressão, Ansiedade, Medos e Fobias, Perturbações do Comportamento Alimentar ou da Personalidade), num ambiente de apoio seguro no qual é possível falar abertamente (e confidencialmente) sobre si próprio as suas dificuldades. Ou simplesmente ajudar alguém no seu processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e/ou criação de um significado para a sua vida.
Os Psicólogos Especialistas em Sexologia procuram compreender os aspectos psicológicos que influenciam a sexualidade e o comportamento sexual e têm como objectivo promover a sexualidade, o funcionamento sexual e as relações de intimidade saudáveis e com prazer.
O Psicólogo Especialista em Sexologia pode oferecer ajuda num amplo conjunto de dificuldades nas relações íntimas e nos problemas de Saúde Sexual (por exemplo, diminuição ou falta de desejo sexual, disfunção eréctil, ejaculação prematura, dor na relação sexual), num ambiente de apoio seguro no qual é possível falar abertamente (e confidencialmente) sobre si próprio as suas dificuldades. Os Psicólogos Especialistas em Sexologia trabalham também comagressores e vítimas de violência sexual; na prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, do abuso e da violência sexual e na promoção da Saúde e da Educação Sexual e planeamento familiar.
Sim, alguns seguros de saúde (Médis e Multicare), além da ADSE e outros subsistemas, comparticipam consultas de Psicologia. Dependendo da cobertura do seguro, as pessoas seguradas podem usufruir de pacotes de sessões de Psicologia, em alguns casos, em todas as áreas de actividade dos Psicólogos e Psicólogas, por vezes com um número limitado de sessões, onde uma parte do valor é comparticipado pela seguradora (no regime de prestação livre) ou a um valor convencionado. Informações mais específicas sobre o tipo de cobertura proporcionada por cada seguro deve ser obtida junto da respectiva seguradora.