Promoção

Os Psicólogos não intervêm apenas nas perturbações e problemas de saúde mental, mas também procuram compreender e promover os factores que permitem que os indivíduos, as comunidades e a sociedade prosperem, desenvolvam a resiliência psicológica e possuam saúde mental.

As capacidades e recursos humanos positivos (por exemplo, as competências interpessoais, o optimismo, a esperança ou a perseverança) funcionam como escudos protectores e como amortecedores dos problemas de saúde mental.

Desta forma, ao promoverem uma saúde mental positiva, os Psicólogos procuram desenvolver as competências, os recursos e as características psicológicas positivas dos indivíduos, assim como reforçar os recursos da comunidade para prevenir as perturbações mentais e melhorar o bem-estar e a qualidade de vida.

Promover a saúde mental pode passar, por exemplo, por implementar programas dirigidos a pessoas de todas as idades, no sentido de reforçar as capacidades individuais (resiliência emocional, auto-estima, competências de vida, comunicação, competências parentais) e da comunidade (participação e inclusão social, saúde ocupacional). Ou por reduzir a discriminação e as desigualdades, promover o acesso à educação, ao emprego e aos serviços e apoio para os mais vulneráveis.

As estratégias de promoção da saúde mental implementadas pelos Psicólogos são comprovadamente eficazes, reduzindo o risco de doença mental e vários problemas sociais, como a delinquência, o abuso infantil, o abandono escolar, o absentismo no trabalho ou a desigualdade social. E gerando benefícios como estilos de vida mais saudáveis, melhor produtividade, melhores relações interpessoais e qualidade de vida.